sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Dia do Músico 2013

Meu avô Durvalino tocava violão o dia inteiro; meu pai assobiava, escrevia, tocava violino, falava de música direto e colocava discos dos grandes clássicos pra gente ouvir; meu irmão Mauro me apresentou ao instigante mundo da guitarra elétrica; meus amigos sempre foram caras ligados em música; enfim, foi quase inevitável começar a tocar. 

E eu estou sempre começando, mesmo. Existe um certo acúmulo de experiências e tal - nada comparado aos mestres que ainda temos entre nós, claro -, mas, realmente, as descobertas e a sensação de algo novo são constantes. Poder conviver com alguns músicos que têm a sabedoria e a inevitável (e sincera) humildade por ter consciência deste incessante aprendizado é uma honra, um grande aprendizado e um grande prazer. 

E é legal que tenha um dia pra trazer a atenção das pessoas para a importância do músico, ok, mas, pra quem ama a vida que está na música, ser músico é todo dia, claro. Num workshop, em 1996, ouvi o guitarrista Mike Stern dizer "se você QUER ser músico, vá trabalhar com outra coisa; mas, se você TEM QUE ser músico, é a melhor profissão do mundo". Ouvi de alguns instrutores de yoga "você é músico? Ah, então você já se desenvolve espiritualmente". Também me lembro de um relato no qual o fantástico saxofonista Sonny Rollins conta que, durante um período num ashram na Índia, ele teve dificuldades para meditar e, ao conversar sobre isso com o guru, este tranquilizou-o: "Não se preocupe; você é músico, já medita enquanto está tocando". 

Feliz vida de músico para quem o é por uma real necessidade do Ser.

Abraço,
Michel
(Foto de Alexandre Panebianco)

Nenhum comentário: