quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Hoje

Foto de Alexandre Chagas.
Hoje, 21/11, tem show do Michel Leme Trio no Sesc Ipiranga, às 21h, o único show em um Sesc que faço neste ano de 2013 - apenas um fato, não é reclamação. Reclamar do quê se estou tocando sons que me realizam durante o ano todo? Reclamar porque tem gente com "esquemas"? Será que estes se realizam ou apenas batem cartão ao "tocar"? E se ganham a grana que outros poderiam estar ganhando junto, com igualdade e real critério de uma real curadoria, esta grana não irá com eles para o túmulo e, principalmente, não irá fazê-los sentir o que quem toca música sente. Então, o papo aqui é outro. 
Para hoje, chamei uma pessoa maravilhosa para dirigir o nosso "show", ela se chama Música. E, pra hoje, chamei um cara muito influente para apresentar o show, ele se chama Momento. E hoje eu vou continuar sem dar instrução alguma para quem toca comigo sobre o que quer que seja. Hoje vou continuar sem me esforçar para agradar a quem quer que seja, sem contar historinhas premeditadas, sem sorrir pra ter mais trabalhos como esse etc. Hoje, o caminho que começou aos sete anos de idade, quando percebi que tocar seria inevitável, continua. Hoje, o caminho que começou com meu trio com Leo Garcia e Alexandre Chagas no Witch Bar em 1994, continua. Hoje, o caminho que se iniciou em 1996 no Sanja Jazz Bar com David Richards, Sandro Haick, Pepe Rodriguez e Cuca Teixeira continua. Hoje, o caminho do meu primeiro disco gravado continua. Hoje continua o caminho que começou no Matic em 2000 com tantos amigos e sons. Hoje, o caminho que está sendo trilhado no Sagrada Música (desde 2010), na Luthieria (desde 2010 também), na Virtuose (desde 2008), na Jam EM&T (desde 2009), continua. Hoje, o caminho que surgiu com mais uma descoberta na guitarra ontem - que pode nem ser novidade para alguém, mas para mim é -, continua. Estes e outros tantos caminhos continuam e seria traí-los ao fazer qualquer concessão porque "trata-se de um show no Sesc". 
O maior respeito que se pode ter por quem vai estar ali para ouvir a música está longe de "preparar o show", porque este preparo é o caminho. Estou agradecido por ter caras como Bruno Migotto e Bruno Tessele ao meu lado nesta empreitada, porque estes e mais vários caras com os quais eu toco compreenderam que trata-se de um processo, de um caminho. E eu estou muito agradecido por ver que tem gente que acompanha e ouve o que acontece neste caminho. Também estou agradecido por sentir o que sinto e por viver o que vivo nesta jornada. Não há som mais importante do que o outro; há o caminho. 
Michel

Nenhum comentário: