terça-feira, 30 de outubro de 2007

Meu amigo Sergio Buccini

Conheci o amigo e excelente luthier Sergio Buccini em 1995, por intermédio de outro amigo, o Joe Moghrabi. Eu tinha uma Fender 1973 creme e levei-a para uma manutenção, coisa que eu não fazia em minhas guitarras por não conhecer os benefícios desses simples cuidados.

Fiquei impressionado com o serviço, e com o atendimento respeitoso e extremamente ético. A partir desse dia (ou há doze anos), só levo minhas guitarras pra serem cuidadas pelo Sergio, que trabalha sozinho numa agradável casa no Itaim Bibi. Já salvei várias guitarras com ele, além de ter feito reformas importantes no meu violão Del Vecchio da década de 40 e na viola Del Vecchio de 10 cordas de 1977 - e sempre fiquei muito satisfeito.

O Sergio foi também o principal responsável pela minha ligação com o Instituto In Concert, que adotou meu método de ensino de guitarra a partir desse ano - e que funciona no mesmo endereço da oficina. Darei maiores detalhes em posts futuros, aguarde.

Hoje, ele me mandou um texto sobre a importância da manutenção dos instrumentos e faço questão de copiá-lo logo abaixo. Aproveite!


"O oficio de Luthier é um dos mais autênticos e antigos do mundo.
Entre reformas, restauros e consertos específicos, nós luthiers, fazemos também, aquilo que o mercado chama de "regulagem", ou seja, na linguagem técnica profissional, "manutenção" do instrumento de corda em questão, serviço de grande importância, desde que seguidos os padrões internacionais de exigência.
A palavra já diz tudo; o serviço visa cuidar, acurar, melhorar, preservar, conservar etc etc etc, manter o instrumento vivo, e em perfeita condição de uso.
Oque destaca um bom instrumento dos demais, seja guitarra, baixo ou violão, é o processo de manutenção que ele recebeu com o passar do tempo.
Infelizmente algumas pessoas ainda acham que levar o instrumento para um profissional a cada quatro meses é um desperdício, mais uma forma de se gastar dinheiro inventada pelo mundo novo!...lamentavelmente, triste engano! Talvez estas pessoas não tenham se dado conta que "tudo" na vida exige "MANUTENÇÃO"! ...desde a roupa que pagamos baratinho (baratinho???) até o coração de quem mais amamos!!!
Por mais que se cuide bem de um instrumento de cordas pela estrada da vida, os olhos e as mãos do profissional de carreira se fáz indispensável.
Hidratação de madeiras abertas, realinhamento de braços para que nunca empenem, retificas de trastes, solução de eventuais problemas elétricos, preservação de ferragens, estes são apenas alguns dos itens dos quais cuidamos e que "fazem a diferença" com o passar dos anos em relação ao bom instrumento; às vezes, até aquele que não é tão bom de origem acaba se tornando "muito interessante" devido a estes cuidados.
Por mais zeloso e cuidadoso que seja o dono, os anos de experiência de um profissinal permitem prever e acertar muitas coisas que ampliam a vida útil do instrumento. O exercício diário do oficio e muito estudo nos confere esta certeza.
Muitos me perguntam se é verdade que "...quanto mais velho o instrumento melhor sua tocabilidade e sonoridade..."!!!! e a resposta é uma só.
Se foi bem cuidado, sim; do contrario representa apenas "uma coisa antiga" de utilidade duvidosa.
Se há esforço pra se dedicar ao estudo da música, se houve esforço para se adquirir um verdadeiro instrumento musical, que haja também o mesmo empenho para mantê-lo "vivo", oque justifica todo o resto.
O ditado diz claramente: _"Quem ama, cuida!".

Sergio Buccini

Contatos: sergiobuccini@gmail.com

Um comentário:

wellington palasi disse...

qual o telefone dele/?
onde ele mora?