segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Petrucciani

Admirei o pianista e compositor francês Michel Petrucciani (1962/1999) desde o primeiro contato que tive com seu som, há mais de 20 anos. Tenho vários discos dele e é dele uma de minhas músicas prediletas, chamada "Looking up" - belíssima.

Quando gravei meu disco "Michel Leme & A Firma" (disponível apenas em mp3) com os amigos Cássio Ferreira, Thiago Alves e Serginho Machado, em 2007, pude registrar um 3/4 que fiz pensando nesse fantástico e inspirador músico. Lembro que fiz o tema principal durante uma aula, mostrando a um aluno que é possível fazer algo apenas com um tipo de acorde - no caso, o maior com sétima maior.

Ouvi essa gravação por estes dias e lembrei-me do clima que rolou no estúdio Nimbus: gravamos apenas um take dela e o Serginho fez algo totalmente diferente do que havia feito nos sons que tocamos até então. Momentos antes de gravar, ele contou pra gente que assistiu a um som do Paul Motian (1931/2011) em uma de suas viagens e que tentaria algo inspirado nele nesse take - o que hoje vejo como uma homenagem dentro da homenagem e como algo que contribuiu muito no momento.

Quando postei "Petrucciani" no soundcloud.com, várias pessoas curtiram e o Marcio de Carvalho Resende, de Fortaleza, me pediu a partitura do tema. Então, com todo o prazer, segue o áudio e as duas páginas de "Petrucciani".

Uma observação antes: reparem que a introdução escrita está bem diferente do que toquei sozinho no começo do take em alguns trechos. É que a melodia anotada nessa parte serve mais como um caminho, uma sugestão sobre a qual pode-se tocar bem à vontade.






Abraços,
Michel

Nenhum comentário: