sábado, 23 de junho de 2007

Tocando Solo


Hoje fiz um show solo na EM&T de Campinas, foi o dia de encerramento do Guitar Player/ IG&T Festival que rolou a semana toda.
Encontrei vários amigos, como o querido Joe Moghrabi, a Marina e a Gui Moghrabi, que tocou djembé comigo na música "Tu, Wes...". Foi bem legal.

No show, toquei umas 06 músicas minhas e, para minha surpresa, em quase uma hora de show...
O desafio de tocar solo é gigantesco e essas oportunidades são ouro puro. Ao invés de 'jogar no certo', que seria tocar com playbacks das minhas músicas (por exemplo), acredito que fazer um show só com a guitarra é algo que proporciona um crescimento sem igual. Me 'ferro' bastante, devo dizer. A responsabilidade é enorme, mas o prazer é diretamente proporcional. A liberdade de poder rearranjar as músicas na hora também é maravilhosa.

Um dos incentivadores iniciais dessa prática foi o amigo Mozart Mello. Me lembro que, em 1996, eu queria fazer umas aulas com ele. Sò que eu não tinha a grana e nem ele tinha vagas. Como eu dava aulas no extinto Souza Lima Pinheiros, que funcionava na mesma casa que o Mozart, o Zé Walter (com quem tive algumas aulas) e mais alguns amigos davam aulas, aproveitei pra pedir umas dicas 'avulsas'. A primeira coisa que o Mozart me falou foi "escolha um standart e toque sozinho". Eu já vinha querendo começar a fazer isso, mas o empurrão inicial foi ótimo. Escolhi tocar "Invitation" e daí começou a luta.

Outra pessoa decisiva nisso foi minha sogra, a Noeli. Estávamos na praia e eu levei a guitarra pra estudar. Numa tarde, eu estava lá estudando. De repente, ela me disse "Toca uma música pra eu ouvir?". Reação: branco total! Fiz uma pausa e pensei "é isso! Se eu toco um instrumento, nada mais normal do que uma pessoa me pedir pra tocar uma música". E comecei a tocar, sem ter arranjado nada antes, um samba ou outro. Fui buscando as melodias e tentando manter o ritmo na exposição do tema e fiz improvisos mais simples pra conseguir ficar no tempo e na forma. Foi uma ótima 'fogueira'!

Outros amigos, como o Arismar e o Sandro, me incentivam a gravar algo solo, por exemplo. Comecei a fazer isso no CD "Quarteto" e, desde então (2004), venho fazendo alguns shows solo. Sempre é uma adrenalina das boas, mas recomendo aos guitarristas começar e insistir na experiência.

Há algum tempo, ao compor, já vou tocando as músicas para que fiquem claros: o ritmo, a melodia e a harmonia. Naturalmente, o tema vai se tornando uma peça para guitarra solo e, depois de tocar muitas vezes, já não se faz necessário praticá-lo antes dos shows. Aí é tocar muito e gravar, pra ouvir e melhorar sempre.

O trabalho é árduo, os tombos são vários e a coisa vai melhorando muito lentamente... Mas quem disse que iria ser fácil?


Seguem abaixo algumas datas de shows solo:

Terça-Feira, 03 de Julho de 2007
Show Solo às 22 horas, na Escola Virtuose, Rua São Bento do Sapucaí,137 (em frente ao metrô Guilhermina-Esperança). Fone: 6684-5465.

Quainta-Feira, 05 de Julho de 2007
Show solo e bate-papo, às 18 horas, no Instituto Anelo - Cultura, Arte e Educação. Endereço: Rua Professora Elizabeth S. de Oliveira Leite. n.º 78 - Jd. Florence I - Campinas/SP. Fones: (19) 3227-6778/ 32729-08800.

Sábado, 14 de Julho de 2007
Curso MASTER'S SECRETS na EM&T
Com Edu Ardanuy, Joe Moghrabi e Michel Leme. Ao meio-dia na EM&T; carga Horária: 5 horas/aula; preço: R$ 45,00. Informações e reservas: 011 5012-2777 ou no site www.emt.com.br (tocarei solo também)

Quinta-Feira, 02 de Agosto de 2007
Show Solo no CCSP. O show será dividido com o guitarrista e violonista Conrado Paulino, que também tocará solo. Ao final, tocaremos em duo, num encontro inédito. Às 19 horas, no Centro Cultural São Paulo, Rua Vergueiro, 1000 - Entrada Franca.

Se puder, apareça!
Um grande abraço a todos,
Michel


* foto no Guitarisma de Bauru, em 16 de junho de 2007, onde rolaram dois shows solo: um na master class (à tarde) e outro no workshop, à noite.

Nenhum comentário: