terça-feira, 29 de maio de 2012

Esclarecimento sobre a JAM SESSION EM&T

Para quem quer competir ou se sobressair, como o que se prega nos programas de entretenimento da grande mídia, definitivamente a JAM SESSION EM&T não é o lugar.

O objetivo da JAM SESSION EM&T é juntar as pessoas que gostam de tocar para que possam fazê-lo em igualdade, com base no respeito mútuo e nos valores artísticos, que são o contrário dos valores mercadológicos. Por isso, é preciso, cada vez mais, promover práticas que possibilitem aos estudantes de música, músicos e apreciadores unirem-se em oportunidades/ambientes onde a música seja o objetivo maior.

Mesmo acontecendo na maior escola de música da América Latina, a Jam Session EM&T não tem o cunho didático de uma prática de conjunto, por exemplo. O objetivo é a prática da arte coletiva junto com o respeito à individualidade. Dentre os nossos objetivos de fazer a música prevalecer, um dos principais é incentivar a prática da criação musical em grupo sob o respeito mútuo. Isso quer dizer que você terá todo espaço para desenvolver seu solo, por exemplo, mas enquanto o outro está solando você é ouvinte e, no caso de um instrumento como guitarra, baixo ou teclado, você acompanha também, e, de preferência, sem atrapalhar quem está solando, tocando com dinâmica e de maneira que possibilite agregar ao grupo. Exercer a liberdade com responsabilidade é, além de um quesito básico para tocar música em grupo, um grande exercício de ética e cidadania.

Também privilegiamos a improvisação ao invés de reproduções; somos a favor da criação, mesmo que exposta à possibilidade de erro. Por isso, quanto aos temas a ser escolhidos, que sejam, de preferência, conhecidos do grupo que estiver no palco e, em seguida, escolhidos em comum acordo, mas que sejam temas que propiciem a improvisação e não a mera reprodução, para que todos toquem à vontade e criando, sem a necessidade de ler partituras ou cumprir "ordens" de quem propõe um tema.

Falando em "ordens", não há espaço para "regência", ou seja, não há a necessidade de se fazer quaisquer sinais para o grupo; toque e ouça, vai ser o suficiente. Também não há separação entre níveis: se todos conhecem o tema proposto, todos tocam ouvindo o grupo para construir música juntos, o que é algo enriquecedor tanto no âmbito artístico quanto como experiência de vida. É importante dizer também que o grupo base que eu levo não tem jamais o objetivo de "derrubar" ou constranger; nosso objetivo é tocar junto e fazer o som rolar, propiciando a cada participante o ambiente necessário para que possa expressar o seu melhor. 

Uma Jam Session (uma das definições: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jam_session ), é um encontro onde se celebra a liberdade de criar música juntos, pelo puro prazer de tocar, aprender e conviver. E o espírito da JAM SESSION EM&T tem sido este desde o seu início, no ano de 2009.

Seja bem-vindo(a)!

Abraços,
Michel Leme

JAM SESSION EM&T : toda última quarta-feira do mês no Auditório Mix Music Hall, às 19h30min. Endereço: Av. Eng. George Corbisier, 100 - ao lado do metrô Conceição. Entrada: 2 kg de alimento não-perecível. Não precisa trazer instrumento, só se quiser. Informações e incrições no 11 5012-2777. (texto atualizado em 26/11/13)

2 comentários:

Sarah Sophia disse...

Foi um grande aprendizado com músicos de prima ;)

Sarah Sophia disse...

Foi mto bom participar da Jam, é sempre um grande aprendizado! Parabéns pela iniciativa Michel Leme e obrigada!