sexta-feira, 18 de março de 2011

Gravando o SANGUE

Luz vermelha ON! Foto do Fabio Zaganin.


Amigos e amigas,

Hoje rolou a gravação do primeiro single da banda SANGUE! Pra quem não sabe, a banda é formada por Kiko Muller, eu, Fabio Zaganin e Paulo Zinner. A música gravada chama-se "Solidão" e a sessão rolou no estúdio Diesel, com o Paulinho Brancaccio pilotando - mesmo técnico e mesmo estúdio do A.R.M.

Gravando

Primeiramente, gravamos a batera, com guias de baixo e guitarra ao vivo. Depois do Zinner matar a batera, o que não precisou de um terceiro take, o Fabio Zaganin gravou os baixos em várias camadas com vários timbres, mui legal.

Em seguida, eu gravei duas bases (afinação meio tom abaixo com drop em D), umas microfonias que ficaram mui lôcas para a parte A, e o solo. E tudo rolou no primeiro take - hoje deu sorte...

Em seguida, o Kiko gravou a voz e foi isso: em menos de quatro horas tínhamos a música pronta.

Fotos

Abaixo seguem mais fotos do Fabio Zaganin, destacando o equipamento usado e um pouco do clima no estúdio (clique na imagem pra ver maior):


El animal: LIBRA 100 da Rotstage, meu modelo-assinatura.

A Music Maker modelo M, que vocês já conhecem, com uma novidade: cordas D'Addario EXP .011. E, especialmente pra essa gravação, coloquei uma .012 na primeira E - D'Addario tanbien, claro.

O aparentemente inofensivo, mas bestialíssimo, "Distortion" da Rotstage. Ao lado, uma novidade da marca: uma ótima fonte para pedais com 1mA, que estará disponível em breve.

E esta é uma novíssima parceria: cabos Tecniforte! Eu já vinha usando o modelo "High Clear" da marca e curtindo muito, desde 2009. Aí, hoje mesmo, fui à fábrica horas antes da gravação e pude conhecer todo processo de produção. Digo o seguinte, meus caros: estou pra ver cabo feito aqui com tanto cuidado e qualidade. É impressionante. Na gravação usei um "High Clear" novo e um "Prata Pura", que tem o condutor principal de prata, ambos com 6m, além do cabo de caixa da Tecniforte, com 2m - ligando a cabeça do Libra à caixa 2X12. Logo postarei mais coisas a respeito.

Fabio Zaganin, que também escreveu a respeito desta gravação no blog dele. Link: http://fabiozaganin.wordpress.com/2011/03/19/sangue-gravacao-do-single-solidao/.

Kiko ouvindo um take de voz.

Paulo Zinner.

Visão da técnica do estúdio: eu gravando uma das bases.

O som ficou porrada, todos ficamos felizes com o que rolou na gravação e o que posso dizer no momento é... AGUARDEM!!!

Abração,
Michel

7 comentários:

Carol disse...

Aguardo com muita ansiedade! Muita!

Michel disse...

Valeu, Carol!
Bjs!
Michel

Jorge Silva Bass disse...

É isso ai Michel!!!
Quebra tudo.
Tenho admiração pelo seu trabalho e agora com essas feras, ´so pode ser sucesso.
Parabéns.
Abração
Jorge

Roberto Barreira disse...

Estou esperando por essa gravina também Michel... a respeito você usa algum outro pedal de efeito nos shows do SANGUE??? e porque todos aqueles microfones no amplificador???

Abraços e parabéns pelo trabalho.

Michel disse...

Valeu, Jorge!!!

E obrigado também, Roberto. Respondendo: esses três microfones servem para ter 3 opções diferentes de captação para o som da guitarra. E ao vivo eu uso direto o Distortion da Rotstage e às vezes ligo um delay. Só.

Abração,
Michel

Eduardo Lendario disse...

Na espera guitarrista que eu curto muito!!
Parabéns!

Abraço.
Eduardo

Michel disse...

Obrigado, Eduardo!
Abraço,
Michel