quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Dica - um agradável acorde Bb7

Tocando ontem um blues em Bb surgiu um acorde do qual eu gostei muito. Estava no meu solo, aí fiquei abusando dele um tempinho e fazendo coisas em torno...

Estes acordes surgem, às vezes, simplesmente imaginando-os, montando-os na mente, como aconteceu ontem, e aí é só tocar - quando é assim, eu reparo que é difícil dar errado, sempre soa bem. E isso fica mais fácil de acontecer se você tiver clareza do que cabe em cada tipo de acorde, aí é só relaxar e curtir os sons que aparecem na hora - a imaginação trabalha muito a favor.

Nesse caso, como o acorde de Bb7 aceita a 11# e a 9#, foi só adicionar a sexta mais grave e tocar a 3M meio tom acima da 9#, pra dar aquele choquinho de meio-tom, também chamado (pelas pessoas mais finas) de "cluster"... Note que não toco o baixo em Bb, porque o baixo já estava fazendo isso.

É interessante reparar que a maneira de tocar o acorde faz com que o seu efeito varie. Nesse caso, não toquei todas as notas numa palhetada só, eu fui arpejando da corda A até a corda E (conhecida popularmente como "mizinha"). E, inclusive, antes de tocar o G, que está na corda A, eu toquei antes um F# e fiz um "slide" (ou escorreguei o dedo 2) até a nota G. Então, em seguida, toquei as notas seguintes.

Ei-lo (os respectivos dedos da mão esquerda estão sugeridos logo acima de cada nota):

Abraço,
Michel

4 comentários:

Anderson disse...

Também gostei do acorde!O que deu o feeling oa acorde foi o pequeno slide com dedo dois!! legal

Michel disse...

Obrigado, Anderson.

A idéia destas dicas é mostrar coisas interessantes em doses, digamos, homeopáticas. Se abrir novos horizontes pra quem acompanha, maravilha!

Abraço,
Michel

HUDSON VIANA disse...

lindo Michel amei e já estou usando deu um ar de muita beleza esse acorde pra mim brigado querido!

Michel disse...

Obrigado, Hudson.

A idéia é pegar este princípio e espalhar para outros acordes.

Abraço,
Michel