Estou afim de disponibilizar aqui algumas dicas, coisas que considero úteis e/ou interessantes pra quem toca guitarra ou violão.
Começarei com acordes com cordas soltas em Db maior. Sendo mais preciso, o acorde é Db7M,9#,11#. E porque começar por este? Aí eu lanço outra pergunta: e porque não começar com este?
E quanto à muito provável pergunta "onde e quando usar?", apenas recomendo que assimile os acordes, memorize-os e deixe sua musicalidade te guiar. Quanto às escalas ou modos para improvisar sobre este acorde, experimente F menor harmônica (F 2 3b 4 5 6b 7M) e Bb menor melódica com a 4# (Bb 2 3b 4# 5 6 7M). Importante: as dicas aqui independem de estilo musical, rótulos etc. Música é música e quanto menos rótulos ou separações, melhor, né?
Legendas: o número que se lê no bracinho é o número da casa onde se toca o baixo do acorde. Bolinha vazia é a corda solta a ser tocada; bolinha cheia é a nota a ser pressionada e tocada; 'x' mostra as cordas que não precisam ser tocadas. O bracinho está representado com os bordões nas linhas superiores, portanto, ao olhar um acorde representado aqui é como se você o visse sendo tocado por alguém na sua frente ou num vídeo. Belê?
O primeiro acorde é este com as cordas G e E soltas. Ele pode ser tocado e soa bem nas duas oitavas nas quais está representado:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjS8U0CgP8fvf1m3FU-h4ys8nzWLNGOTuq2uxmRmR-RpmfIvKMzwNFPOfavyC8UmTVzZfOQR3CiE7RkbK9n0rFRFgOdvaHvmu0W6siB7DFD3s5axEo5ZPxXql3fr7q-_OGscnsI/s400/1.jpg)
Os que seguem estão com o baixo na corda A e um tem a 5J, que dá um efeito no contexto, e o outro tem a 6M, que dá outro efeito, que eu até prefiro:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgDOZDfxm7ZRca7yo8IGZS-dh1K0ZNVWwj0c3Hfu9OpVWgHqdhobwOEtpFagtuZtVQmpGuN5SLgN1A5nvKHXRhPOwJuLiERDy54dRPH6WkN0_9RO-LXp8y8OfU3QKmA_-9u1eCf/s400/2.jpg)
Estes dois próximos, separados por um garrancho, têm apenas uma corda solta, a nota E ou a 9# do acorde; um está com o baixo na corda A e o outro na corda E:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiRAeR8TmZiLnYGgPQPmBWgP_-qHcckxHSiZh0kCso4xSjpZyTI9L1j0fw6lQtMCXdZxww5XMrQkaBJ1brmJFe7pm2rfSXIuRJJf0T0kDYq3IpNFZOTRSarjXinWdAxgzjsS5Pq/s400/3.jpg)
Este tem as duas cordas soltas, G e E, 11# e 9# respectivamente, mui bonito:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgpfE7crkludsxSrVlwsXjebkY0yfObrPmHdrGjY4vUEVyEqWfJArc2vtXaY4XVfAAvXWq7062s86-yGHqRwEpzsW3prI_gj7asJY6fXQDFrRpmSPfOEaR2VoSTORFm_RssBmCg/s400/4.jpg)
Este último dessa dica tem a tônica na corda D, e tem apenas 4 notas, mas também é bonito:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhn3DgFkyte8P0a9zUq2o7nM9VLSMcuEfDNui7XZa_CM3PG_7ghBEtQbT7j0LW_Veu7mCqUsHq2tt0hoFw0OtXpcOahmijqRoolrfQN9MthMd7pouXG1HZKCvD55T75jKl0JU1t/s400/5.jpg)
É isso por enquanto!
Tente fazer o mesmo em outros tons e outros tipos de acordes; coisas malucas e belíssimas aparecem!
Até as próximas dicas e os próximos sons por aí!
Abraço,
Michel
6 comentários:
Olá Michel, tudo bem?! Muito boa essas dicas, cada vez mais aprendo contigo. Você tem sido sempre um "canal" por onde a música passa. Deus o abençoe sempre! Abraços.
Valeu, Andre!
Abração e muito som,
Michel
Olá Michel, parabéns pela idéia das lições no blog,explorar sonoridades diferentes de acordes é sempre musicalmente muito legal. Abraço e saudações jazzísticas daqui do sul!!
Obrigado, Fernando!
Abração e muito som!
Michel
Fala Michel? Blz é o Mário....
Bicho....essa escala menor melóica com a 4# é bem legal, tem uma sonoridade da hora!!
Pô...possibilidades infinitas!!!
:-)
Oi Michel...
Muito bom esse blog, eu estava andando atrás de um material que me ensinasse como fazer acordes mais leves com cordas soltas sem o peso das pestanas. Sons mais limpos e meus suaves.... Obrigado por essa humildade em compartilhar o conhecimento... Felicidades a você.
Postar um comentário