Amigos,
Fiz um tema, que ainda não foi gravado, sobre o "rhythm changes", que, pra quem não sabe, é uma estrutura clássica no jazz que surgiu na composição "I got rhythm" de George Gerswhin, e sobre a qual existem muitos temas, dentre eles, só pra citar alguns exemplos: "Moose the Mooche" e "Anthropology" de Charlie Parker, "Oleo" de Sonny Rollins, "Rhythm-A-Ning" de Thelonious Monk, "Cotton Tail" de Duke Ellington etc.
A idéia da parte A de "Dominación" - título que serve para lembrar que estamos sob a dominação do Capital e todas as suas funestas consequências - surgiu quando eu passava o som com o pessoal que gravou o "5°" comigo (Bruno Migotto, Bruno Tessele e Wagner Vasconcelos) no programa Oficina Alternativa. Nessa ocasião, a base seria apenas um E7. Depois, encaixei a idéia sobre o 'rhythm changes' e compus um B quando toquei pela primeira vez no espaço Luthieria, no começo desse mês, com o Richard Metairon e o Jônatas Sansão.
Quando eu disse ao Richard que era um 'rhythm changes' cuja melodia surgiu primeiro sobre E7, ele fez as três partes A da melodia com pedal em E e o efeito foi tão legal que consta na partitura como uma opção pra tocar durante o tema.
Eis, então, la part:
Segue abaixo a harmonia básica - já que cabe uma porrada de variações sobre esta deliciosa forma - do 'rhythm changes', caso você precise:
Bb G7 | Cm F7 | Dm G7 | Cm F7 | Bb Bb7 | Eb E° | Bb G7 | Cm F7 ||
Bb G7 | Cm F7 | Dm G7 | Cm F7 | Bb Bb7 | Eb E° | F7 | Bb ||
D7 | % | G7 | % | C7 | % | Cm | F7 ||
Bb G7 | Cm F7 | Dm G7 | Cm F7 | Bb Bb7 | Eb E° | F7 | Bb F7 ||
Cada uma das linhas 1, 2 e 4 representa a parte A; a linha 3, a B. Forma: AABA
Bom som!
Abraços,
Michel
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