domingo, 15 de março de 2009

Diário de som - 1° de 2009

Voltando à carga! - depois do segundo reveillon do ano (conhecido como carnaval)...

O programa Michel Leme & Convidados recomeçou sua temporada com programas inéditos no dia 05 de Março com o trio: eu, Thiago Alves (baixo) e Jônatas Sansão (bateria). Tocamos músicas minhas e o único standart que rolou foi um 'rhythm changes' do Count Basie que a gente nunca descobre o nome... O som rolou muito à vontade, sem combinar nada além de quais músicas tocaríamos - como sempre. Veja a foto de Flavio Tsutsumi:


Dia 07 rolou a volta do Som no Souza Moema, iniciando a temporada nos sábados que estão marcados até Julho (ver agenda do meu site e post anterior aqui no blog). O som começou com o grupo de abertura do Abner Paul (bateria). Tocaram com ele o Breno Virícimo (baixo), Fabrício (guitarra), uma saxofonista holandesa chamada Marian (não se a grafia está correta) no alto e o Rafael no sax tenor. A Marian mandou muito bem no solo da "Mumu com Fanta", composição que o Abner, mui generosamente, dedica a mim. E todos fizeram um som muito legal, com várias surpresas boas. Logo em seguida, toquei em trio com o Robson Passos (baixo) e o Jônatas Sansão (bateria). Foi um som de lavar a égua... Clima fantástico; tocamos um samba lento novo meu que ainda não tem nome e mais "Merengue Maneiro", "Dolphin Dance" e outras que não me lembro agora. O Souza Lima Moema recebeu bastante gente logo nessa re-estréia de 2009 e o clima foi especial.

À noite, no mesmo dia 07, toquei no Soulive com o Daniel Latorre (órgão Hammond) e o Wagner Vasconcelos (vulgo Waguinho - na batera). Esse trabalho é o "Hammond Grooves", no qual entrei em 2006. O repertório tem várias músicas legais do Lonnie Smith, Jimmy Smith, Freddie Hubbard, e outros. Nesse sábado, pudemos tocar bem à vontade, mesmo com os problemas que a casa anda tendo com a vizinhança - a velha história dos bares de São Paulo... O som teve bons momentos e vai rolar um sábado por mês no Soulive.

Dia 12, no programa Michel Leme & Convidados, teve o Digão (bateria), João Paulo Barbosa (sax) e Franco Lorenzon (baixo). Tocamos um tema novo meu chamado "Prodigão" e outros como o "Samba dos Excluídos", "Merengue Maneiro" (ambas de minha humilde lavra) e "Minha Saudade" (João Donato). Neste dia rolaram coisas muito boas, muitas aventuras nos finais das músicas e todo mundo afim de ouvir um ao outro - como deve ser. Agora, um fato que chegou a nós via msn, deixou-nos muitíssimo felizes e faço questão de publicá-lo aqui: o Guto Tomaz, guitarrista, tem uma escola chamada C.O.M. no Mato Grosso e simplesmente colocou um telão pra exibir o programa ao vivo pro público que estava na escola nesta quinta-feira! Isso é fantástico, um emocionante exemplo de iniciativa para a divulgação da arte feita de forma honesta. Guto: quebrou tudo, meu chapa! Obrigado!!!!!

Ontem, dia 14, rolou uma maratona com o grupo Michel Leme & A Firma: tocamos no Projeto Toca Brasil na Teodoro Sampaio - iniciativa do Matic que dá certo desde 2000 - e no projeto chamado Jazz Lá em casa, que desta vez aconteceu num espaço na Vila Mariana, na Rua Humberto I. Eu, Cássio Ferreira, Thiago Alves e Jônatas Sansão (o Serginho Machado teve show com o Ney Matogrosso) tocamos músicas do disco Michel Leme & A Firma em ambos os lugares - desprezando totalmente o recurso "vamos tocar um tema conhecido pra agradar", já que o que vale nesse som é se a música acontece ou não, simplesmente! E os dois sons foram muito, muito bons; é maravilhoso poder fazer parte.

É como eu digo sempre: tocar com pessoas que saem de casa pra tocar ouvindo é algo que não tem preço!

E não posso deixar de mencionar os aniversariantes bateras do dia 15/3: Waguinho e Jônatas. Parabéns, amigos! Pelo aniversário e pela disposição em servir à música.

Bem, os sons continuam! Fique de olho na agenda e apareça!
Abração e boa semana a todos,
Michel

Nenhum comentário: