sábado, 22 de novembro de 2008

Dia do Músico

Parabéns a todos os amigos músicos por este dia 22 de Novembro!

Parabéns a vocês pela luta, pela insistência, pela fé, e por, principalmente, conseguir vencer as dificuldades que este país nos impõe a cada dia - país tão judiado pelos atos desprezíveis de seus políticos, mídia, bancos, corporações, etc.

Acreditemos sempre no poder da Infinita Fonte que é a Divina Música! Ela é superior a toda essa confusão que nos cerca.

No momento em que vivemos, reclamar, por exemplo, é algo fora de questão; é preferível ser consciente e responder com justiça aos que são injustos conosco. Também é preferível tocar muito ao invés de nutrir pensamentos negativos em casa e sem tocar; e é mil vezes preferível tocar, por exemplo, no salão de uma igreja ou no modesto auditório de uma escola a tocar em bares geridos por quem desrespeita a nossa classe - criar oportunidades de tocar em lugares inusitados parece-me uma boa idéia. Enfim, não vejo resposta melhor do que tocar o máximo possivel e, conseqüentemente, aprender.

Essa é a melhor resposta também a essas instituições mercantilistas - que crescem em número e sempre sob o disfarce "educacional" - que querem fazer da música apenas um negócio. Querem excluir da sociedade todo aquele que não pagar (e muito caro) para ter seus papéis espúrios pendurados na parede... Nossa resposta a esses "mercadores do templo" é FAZER SOM, porque nada substitui a experiência de estar presente quando a música acontece.

Ser músico não é ter papéis que te proclamem músico. Falar sobre música também não te faz músico. E a atitude doentia de se achar "um puta músico" é o que mais pode te distanciar de sê-lo!

Servir à música é o que há de mais nobre. E digo isso lembrando de inúmeros e maravilhosos sons e conversas que tive com músicos muito mais vividos que eu. Do alto da experiência de longos anos na estrada, eles me mostram que a humildade verdadeira e o estado de alerta (sempre pesquisando, aprendendo, tocando para o som - e não para si) são práticas que nos colocam no caminho verdadeiro.

E, honestamente, conheço caras tão maravilhosos tocando que é meio ridículo incluir-me entre eles dizendo "sou músico!". No meu caso, fico mais à vontade dizendo "sou um músico iniciante ao vosso dispor". E este músico iniciante deseja a todos: saúde, paz interior e muita música!

Que Deus ilumine a todos os músicos e suas famílias.
Abração,
Michel

6 comentários:

Anônimo disse...

Como sempre, você está certissimo Michel.Paz e boas vibrações.

Michel disse...

Amém, obrigado!
Abraço,
Michel

Anônimo disse...

Olá Michel, valeu por mais um texto interessante e musical. Atualizei o blog com um post intitulado "O pensar", não lembro se te informei através do orkut. Passa lá: www.ronipsantos.blogspot.com. Abraços e muito som!

Roni Santos

Michel disse...

Obrigado, Roni!
Abração,
Michel

Anônimo disse...

É mar-av-ilhoso ouvir a música que jorra tanto de sua guitarra, como de seus escritos inspiradores e desafiadores!

Fico como que encantado diante de tudo o que emana de você Michel..

Sou grato a Deus por pessoas como você existirem e estarem tão próximas de nós outros aprendizes ardorosos dessa maneira de fluir o viver!

Reverências minhas!

Abraços fraternos desse que nutri uma admiração cada vez maior por sua arte e idéias iluminadas!

Humilde-mente-e-alma,

Miguel Garcia - http://www.myspace.com/miguelgarciacomposer

Michel disse...

Muito obrigado, Miguel!
Faz tempo que a gente não se vê, hein!
Desejo tudo de maravilhoso pra você e família. E que nos encontremos por aí, pra trocar idéias.
Um grande abraço!
Michel